terça-feira, 28 de abril de 2015

Jornada da segunda profissão

Minha vida universitário como jornalista nasceu antes do meu acesso nela. Comecei desde jovem tendo grande interesse por notícias do cotidiano, tanto na TV, rádio, jornais e atualmente na internet. Sempre gostei de acompanhar tudo, todos os gêneros de notícias: Política, esporte (não só futebol, mas outros esportes pelo mundo), ocorrências policias e colunas de variadas notícias.
Quando completei 50 anos e com uma profissão bem definida de 36 anos de carreira metalúrgica (atuando 20 anos como proprietário da CATOL) resolvi abraçar esse outro prazer da minha vida que é o jornalismo, a notícia dentro e fora do meu mundo.
Comecei o meu curso de jornalismo no início de 2014 no ISCA Faculdade de Limeira, onde estou dando o melhor do meu profissional para poder completar e poder ver que será o início de uma nova profissão, quem sabe mais 36 anos.
Esse prazer que estou sentindo é único, afinal, apesar de tudo a comunicação que tenho no meu trabalho, como comprar, vender, administrar, estou começando um novo mundo de comunicação, sem falar que estou adquirindo as técnicas jornalísticas.
Estou vivendo uma etapa da minha vida onde posso entrar no mundo das notícias que antes era apenas um leitor, ouvinte e expectador. Tento, com minha experiência de vida profissional, fundir essa nova profissão e meus amigos de curso, poder incentivar, afinal quase todos tem a idade dos meus filhos.
As vezes sou até chato com eles, cobrando mais vontade, interesse e incentivando a não desistir. Para isso, volto a idade deles, por ser igual ou até menos que eles. Posso falar que além dos professores, tento aprender com todos.
Não quero ser uma referência, mas se for para ajudar, pois poderia estar acomodado com o que faço, o que tenho, mas não, afinal temos muitos talentos nas mãos e temos que plantá-los.
 Estou feliz com a minha escolha, por estar cursando e me dedicando. Não senti dificuldades e nem vontade desistir, acho que as minhas engrenagens motores e movidas estão em perfeito estado e sempre faço minhas preventivas.
Não posso esquecer de comentar sobre minha esposa, que deixo toda a noite para estudar e mesmo assim me oferece total apoio se sentindo muito orgulhosa com a minha escolha. Chego todas as noites em casa e ela me pergunta sobre a aula, nos dias de prova fica torcendo pelo meu sucesso. Alguns no campus, inclusive já a conhecem e mantém contato, afinal ela também está participando deste curso, só que na torcida.
A escolha do Isca Faculdades foi pelo fato de existir esse curso apenas na instituição. Acho que fiz uma boa escolha, pois o curso é muito bem planejado, segue as regras do MEC e o contato entre alunos e docentes é muito humano.
Observo muito essa parte humana, pois já foi o tempo em que as pessoas aprendiam aos gritos. Você precisa possuir uma técnica de ensino, onde seu domínio está nas palavras e na conquista de seus alunos, principalmente quem já está no seus últimos degraus de formatura escolar e que vai sair para um mercado de trabalho, precisa se espelhar em quem ensina e com bom espelho poder refletir em toda a sua vida.
Minha vida universitária, como posso admitir ser, posso dizer estar com mudanças, apesar do meu meio século (risos). Alguns hábitos de comportamento, tomando meus professores como exemplo. É uma vida diferente para mim que trabalho há tantos anos em uma profissão e estudo outra. Hoje tenho o meu blog, meus vídeos e tudo como aprendizado que fui buscar. Não podemos parar, como diz um professor, só depois dos 65 anos, mas acho que vou passar disso, e muito, pois peço vida longa e com saúde.
Bem, o meu recado é esse, nós somos uma máquina como qualquer que o ser humano também cria, e se paramos de movimentá-la com experiências, estudos, conhecimento do mundo, tanto passado como o presente, podemos ter o grande risco de começar a travar, principalmente o cérebro.
Tento passar isso para os meus amigos e filhos, nunca é tarde para as conquistas, aproveitando essa carona na grande evolução tecnológica que temos tudo aos nossos olhos e mãos, nem precisando sair de sua própria casa para aprender e se informar.


Minha turma, a qual incentivo e sou incentivado

Minha esposa que me apoia e me incentiva em todo o tempo

Eu compartilhando um pouco mais do que aprendo a cada dia

A trilha sonora da minha jornada:



Conheça:




2 comentários:

  1. Parabéns continue assim amigo de todos :) sucesso caro amigo Jornalista

    ResponderExcluir
  2. Sucesso Reinaldo. Texto ficou ótimo e é isso mesmo, parar só com 65 anos ou mais, ahahahaha....

    ResponderExcluir