Jornalismo do presente construindo o futuro
Assistindo a uma entrevista com o jornalista
Leonardo Sakamoto, pode-se observar que as opiniões são variadas em relação ao
futuro. Ele acredita que os conflitos ainda existem, enquanto muitos podem
ainda estar pensando num jornal impresso para alguns anos, outros já utilizam
de informações digitais há algum tempo e tendo ainda muito mais a frente do que
imaginamos. Alias a informação tecnológica evolui dia a dia.
Antigamente, o público que dependia
de notícias ou mesmo aqueles que queriam estar por dentro do acontecido,
esperavam até o dia amanhecer para ler seu jornal, depois veio o rádio e a TV
para informar e mostrar o que acontece no dia a dia até em caráter emergencial.
Hoje pela facilidade da internet as pessoas corrigem suas informações, quase que
instantaneamente.
O
mundo está caminhando cada vez mais para facilitar e não complicar, apesar que,
nunca teve em um período de tanta cobrança e isso é saudável, pois obriga tanto
as pessoas como o jornalista a se interagir com os outros, com isso surgindo
cada vez mais blogs e colunistas.
Acredita-se
que quem não se esforçar caminhar junto com essa comunicação tecnológica não
vai sobreviver. O futuro é para os criativos, aquele que acredita na evolução.
“A
mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanhão original”
(Albert Einstein)
Isso
pode se falar em todos os setores mundialmente, nas indústrias, no comer cio,
em comunicação.
O
setor de comunicação tem que estar sempre a frente, pois tudo depende deles,
pois a economia das empresas, tanto privada como estatal, procuram os meios de
comunicação para facilitar seu comércio e chegar ao destino.
Para
isso o setor tem se aperfeiçoado dia a dia, com novas tecnologias de mercado.
Hoje
alguns jornais procuram transmitir para seus leitores, até com assinaturas
mensais, informações por tablets. Isso é um futuro avançando a cada dia com um
mercado sem fim.
Pode-se
até dizer que a comunicação constrói seus comunicadores sempre os atualizando.
O
Jornalista Leonardo talvez em algumas de suas falas, em que diz sobre o futuro
do jornal impresso, não pensou que a economia se regula com o mercado e a
comunicação também.
Tudo
hoje depende da comunicação, tanto que o maior mercado está na internet. Muitas
pessoas estão aproveitando desse setor para ganhar muito dinheiro e a tendência
é nunca acabar e sim aumentar.
Por isso que os jornalistas, os publicitários,
agarram essa grande máquina chamada comunicação e estão avançando.
Hoje
os comunicadores tem que buscar a excelência no que faz, trazer qualidades na
informação, trazer algo mais para o mercado e as empresas criar profissionais
com grande competitividade, talvez com o mesmo objetivo do próprio dono da
empresa.
Como diz Jorge Paulo Leemann:
“Cultura não se impõe cria-se em conjunto”.
Com
isso o Profissional de comunicação deve estar em sintonia com seus parceiros,
para que seu principal cliente, o consumidor se atualize simultaneamente.
Nome: Reinaldo
José Tolentino – 3º Semestre Jornalismo
RA: 143741608
Nenhum comentário:
Postar um comentário