terça-feira, 7 de abril de 2015

Jornalismo do presente construindo o futuro
            Assistindo a uma entrevista com o jornalista Leonardo Sakamoto, pode-se observar que as opiniões são variadas em relação ao futuro. Ele acredita que os conflitos ainda existem, enquanto muitos podem ainda estar pensando num jornal impresso para alguns anos, outros já utilizam de informações digitais há algum tempo e tendo ainda muito mais a frente do que imaginamos. Alias a informação tecnológica evolui dia a dia.
            Antigamente, o público que dependia de notícias ou mesmo aqueles que queriam estar por dentro do acontecido, esperavam até o dia amanhecer para ler seu jornal, depois veio o rádio e a TV para informar e mostrar o que acontece no dia a dia até em caráter emergencial. Hoje pela facilidade da internet as pessoas corrigem suas informações, quase que instantaneamente.
O mundo está caminhando cada vez mais para facilitar e não complicar, apesar que, nunca teve em um período de tanta cobrança e isso é saudável, pois obriga tanto as pessoas como o jornalista a se interagir com os outros, com isso surgindo cada vez mais blogs e colunistas.
Acredita-se que quem não se esforçar caminhar junto com essa comunicação tecnológica não vai sobreviver. O futuro é para os criativos, aquele que acredita na evolução.
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanhão original” (Albert Einstein)
Isso pode se falar em todos os setores mundialmente, nas indústrias, no comer cio, em comunicação.
O setor de comunicação tem que estar sempre a frente, pois tudo depende deles, pois a economia das empresas, tanto privada como estatal, procuram os meios de comunicação para facilitar seu comércio e chegar ao destino.
Para isso o setor tem se aperfeiçoado dia a dia, com novas tecnologias de mercado.
Hoje alguns jornais procuram transmitir para seus leitores, até com assinaturas mensais, informações por tablets. Isso é um futuro avançando a cada dia com um mercado sem fim.
Pode-se até dizer que a comunicação constrói seus comunicadores sempre os atualizando.
O Jornalista Leonardo talvez em algumas de suas falas, em que diz sobre o futuro do jornal impresso, não pensou que a economia se regula com o mercado e a comunicação também.
Tudo hoje depende da comunicação, tanto que o maior mercado está na internet. Muitas pessoas estão aproveitando desse setor para ganhar muito dinheiro e a tendência é nunca acabar e sim aumentar.
 Por isso que os jornalistas, os publicitários, agarram essa grande máquina chamada comunicação e estão avançando.
Hoje os comunicadores tem que buscar a excelência no que faz, trazer qualidades na informação, trazer algo mais para o mercado e as empresas criar profissionais com grande competitividade, talvez com o mesmo objetivo do próprio dono da empresa.
            Como diz Jorge Paulo Leemann: “Cultura não se impõe cria-se em conjunto”.
Com isso o Profissional de comunicação deve estar em sintonia com seus parceiros, para que seu principal cliente, o consumidor se atualize simultaneamente.

Nome: Reinaldo José Tolentino – 3º Semestre Jornalismo

RA: 143741608

Nenhum comentário:

Postar um comentário