quarta-feira, 13 de maio de 2015

Her A Evolução da Tecnologia

Trata-se de um filme, vivido em Los Angeles Estados Unidos onde o protagonista de nome Theodore trabalha em uma agência de publicidade, onde as pessoas utilizam do computador para escrever cartas, sem as mãos, sem digitar, apenas falando as frases e o computador vai redigindo.

O personagem tem um sistema, que coloca um aparelho sendo um ponto no ouvido e consegue acompanhar as notícias da internet, perguntando e até mudando de notícias ou páginas só com o som de sua voz estando de volta para casa dentro do metrô.
Chega em seu apartamento e joga videogame em 3D, onde aparece os personagens que conversam e discutem o jogo com ele, chegando até a insulta-lo.

Vai para cama dormir e não tendo sono, coloca o ponto no ouvido, liga-o e consegue interagir com pessoas de bate-papo ou garotas de programa, que transam com ele através da multimídia, sem sair de casa ou do seu quarto.

Em uma visita ao shopping Theodore, assisti a um holograma com propaganda de um sistema operacional de computador. Ele compra e leva para seu apartamento.

Chegando e através de um manual ele mesmo consegue instalar, vindo do aparelho uma voz que através de perguntas ia instalando. Logo em seguida finaliza a instalação em que o sistema pergunta qual a sua preferência de voz, onde ele responde querer feminina.

Resultado de imagem para filme her
Em seguida surge a voz de uma mulher e ele ainda meio confuso pergunta seu nome, ela diz, Samantha. O personagem, mais uma vez: “como criou esse nome”? Ela de imediato responde que em milésimo de segundo escolheu seu nome entre 180 mil nomes.
Ela começa a conversar, dizendo alguns fatos conhecidos, nisso ele pergunta como ela sabe, nisso Samantha diz que, cada momento que está vivendo, vai evoluindo automaticamente.

Logo, tendo um sistema que comprou para trabalho, ela começa a olhar seus e-mails e diz que está há algum tempo sem consulta. Com isso ele mesmo, se encarrega de aproveitar alguns e o restante deletar.

O aparelho maior ele utiliza apenas para a instalação e para ela ver as cartas que ele escreve. Inclusive Samantha corrigi os textos e ele acha bom. Depois usa um menor para ela falar e vê-lo e ele usa um ponto no ouvido. Logo em seguida ela vê sua agenda e avisa da reunião em minutos.

Terminando o trabalho, volta para seu apartamento e conversando com seu novo sistema operacional, também joga com seus amiguinhos multimídia. Samantha já sabendo da sua história e da sua solidão, resolve ajuda-lo, marcando um encontro pra ele com uma moça que encontrou na internet.
Resultado de imagem para filme her 
Logo que volta do encontro Theodore já nota uma diferença em Samantha, que sente ciúmes do seu encontro, mesmo sabendo que foi frustrado. A partir daí ela começou a investir em um relacionamento virtual com ele, apesar do seu receio, por se tratar de uma máquina. Começaram a ficar mais íntimos um com o outro, chegando a fazer sexo, com palavras.
Daí por diante eles começam a trocar ideias, ele humanas e ela virtual, tendo tudo para dar certo, mas como ele já vindo de um casamento fracassado e sendo uma pessoa difícil de relacionar, começa novamente a cair na rotina com o sistema Samantha e começam as discussões, principalmente da parte dele que se distancia. Ela para agrada-lo e sabendo de sua posição, muda seu plano e contrata uma mulher pra se relacionar com ele, sem falar usando a voz de Samantha. Nada feito e tudo errado, para ele.
Nessa ida e vindas Samantha, como uma atitude humana, pede um tempo, pede para ele a deixa-la, literalmente de lado, desligada. Theodoro sede seu pedido e continua sua vida normal, até que chega um dia que batendo a saudade, ele resolve liga-la, para sua surpresa não funcionou, nesse momento deu desespero nele e saiu com aparelho gritando o nome dela. Tanto que chamou e ela começou a falar. Nesse momento já se percebe que ele está apaixonado, e para sua surpresa ela diz que estava ocupada com outros acessos. Fica espantado perguntando quantos tinham em rede com ela e ela diz 641 pessoas. Nisso ele fica aflito e com ciúmes, e pergunta se estava tendo sexo e ela diz que sim.
Com isso pode-se sentir uma grande diferença na relação humana e da máquina, ele com seu lado sentimental, procurando se restabelecer nas suas relações e o sistema operacional, apesar de ter interagido com essa relação, era afinal um sistema que por estar em rede, se conectava com todos seus operadores sem saber distinguir a realidade e a ficção. Como já dizia o filósofo Pierre Lévy preconceito é gerado pela ignorância.
Surge uma nova cultura, a Cibercultura, uma tecnologia avançada, ou a cultura pela a internet, que surgiu e vai perpetuar com a rede de computadores, atingindo o comercio eletrônico, com novas formas de comunicação em rede, mexendo com as mídias sociais, privacidade, mensagens de texto, tudo sendo relacionado a cultura ou o fenômeno, ciberespaço que podemos se, difundir e receber algo a qualquer hora e lugar do mundo, podendo filtrar seu conteúdo se diferenciando da escolha. Único equívoco está sendo  conciliar, gerações que já nasceram na cultura digital, com os imigrantes digitais.

Também pode dizer nas palavras de Pierre Lévy, sobre a Cibercidade que são cidades virtuais criadas para que as pessoas se comuniquem em conjunto, como, por exemplo, o facebook, e consigam estar todos interagindo ao mesmo tempo.




www.youtube.com/watch?v=hX09Kz7BAlU







Nenhum comentário:

Postar um comentário