terça-feira, 12 de maio de 2015

Jornalismo Explicativo com seus Resultados e Tendências

Um novo jornalismo de notícia na Web iniciou em 2008 com o estatístico Nate Silver. Na ocasião tratou de notícias com pesquisas sobre políticas, esportes e economia. Suas edições foram bem aceitas principalmente por estar acontecendo as eleições presidenciais e seu veículo de comunicação se encaixando com suas analises daquele momento.
Nascia aí uma nova e fácil informação e compreensão para o leitor, que com os sites de dados poderia ter facilidades nos textos.
A grande jogada é aproveitar as chamada do “Lead” informando o “como e o por quê” e menos “quem, o que, quando e onde”. Podendo assim ser chamado, um jornalismo explicativo. Onde os sites foram criando variedades como gráficos e reportagens explicativas, assim ajudando o leitor a entender as notícias e temas complexos. Afinal o grande público necessita de informações clara e objetiva.
Os grandes jornais como o tradicional britânico The Guardian, Washington Post, The New York Times tentam não só focar no lado didático da notícia, mas também aprofundar nelas podendo mandar para a rede a maior quantidade de dados disponíveis.
Outro ponto importante é que os jornais estão deixando um pouco de lado o jornal impresso, e voltado para o digital, por saber que a grande massa de leitores procuram a internet, todos os dias e horas, e esse público e de classes variadas, podendo necessitar de informações mais precisas.
Também esse jornalismo explicativo tem o seu espaço para o saber e o não saber, onde o veículo deixa claro para o leitor que não é tudo que sabe, mas está investigando e pensando no assunto. Pode-se dizer “não deixar o seu leitor na mão” pois é ele que vai ser seu garoto propaganda, deixando espalhar na rede, afinal hoje ele consegue e pode tanto elogiar como criticar.
Aproveitando ainda do público que recebe diariamente o jornal impresso esses veículos de comunicação, deixam muitas das vezes de mandar notícias e apenas apontam artigos interativos em seu site, misturando leitores digitais e impressos.
Isso pode- se dizer de notícias não impactantes, pois as de grande repercussão o jornal digital traz para o seu leitor as vezes em tempo real, acabando com aquelas notícias que viam do dia anterior. O que podemos também dizer desse fenômeno de “jornalismo explicativo”, foi que acabou com o ciclo tradicional de notícias, onde ela acontecia, o repórter ia ao local, criava sua matéria, levava para a redação, onde era editado e feito a pauta, passava para o impresso e depois no outro dia, na mão do leitor.
O jornalismo explicativo acabou praticamente com isso. Hoje o grande público além de receber a notícia em minutos do acontecimento, ele pode interagir com o repórter, tirando suas dúvidas ou aproveitando de alguns “links” que o texto oferece para ficar informado. Hoje as manchetes não podem ser simples e sim completas com todos os detalhes, mesmo que seja uma notícia internacional, pois o leitor tem uma grande máquina nas mãos, que ele pode mudar de direção e perdê-lo.
Com isso os grandes jornais andaram demitindo, principalmente nos Estados Unidos, e contratando editores, mais focados na rede online, para deixar seu leitor cada vez mais seguro e com todas as informações em dia, sem necessitar de buscar outros canais digitais.
Essa é a grande tacada do “Jornalismo Explicativo”, ser de grande responsabilidade com seu leitor, mostrando resultados positivos e a tendência de sempre inovar para nunca perder o seu público e sim aumenta-lo.

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