Um novo
jornalismo de notícia na Web iniciou em 2008 com o estatístico Nate Silver. Na
ocasião tratou de notícias com pesquisas sobre políticas, esportes e economia.
Suas edições foram bem aceitas principalmente por estar acontecendo as eleições
presidenciais e seu veículo de comunicação se encaixando com suas analises
daquele momento.
Nascia aí
uma nova e fácil informação e compreensão para o leitor, que com os sites de
dados poderia ter facilidades nos textos.
A grande
jogada é aproveitar as chamada do “Lead” informando o “como e o por quê” e
menos “quem, o que, quando e onde”. Podendo assim ser chamado, um jornalismo
explicativo. Onde os sites foram criando variedades como gráficos e reportagens
explicativas, assim ajudando o leitor a entender as notícias e temas complexos.
Afinal o grande público necessita de informações clara e objetiva.
Os
grandes jornais como o tradicional britânico The Guardian, Washington Post, The
New York Times tentam não só focar no lado didático da notícia, mas também aprofundar
nelas podendo mandar para a rede a maior quantidade de dados disponíveis.
Outro
ponto importante é que os jornais estão deixando um pouco de lado o jornal
impresso, e voltado para o digital, por saber que a grande massa de leitores
procuram a internet, todos os dias e horas, e esse público e de classes
variadas, podendo necessitar de informações mais precisas.
Também
esse jornalismo explicativo tem o seu espaço para o saber e o não saber, onde o
veículo deixa claro para o leitor que não é tudo que sabe, mas está
investigando e pensando no assunto. Pode-se dizer “não deixar o seu leitor na
mão” pois é ele que vai ser seu garoto propaganda, deixando espalhar na rede,
afinal hoje ele consegue e pode tanto elogiar como criticar.
Aproveitando
ainda do público que recebe diariamente o jornal impresso esses veículos de
comunicação, deixam muitas das vezes de mandar notícias e apenas apontam
artigos interativos em seu site, misturando leitores digitais e impressos.
Isso
pode- se dizer de notícias não impactantes, pois as de grande repercussão o
jornal digital traz para o seu leitor as vezes em tempo real, acabando com
aquelas notícias que viam do dia anterior. O que podemos também dizer desse
fenômeno de “jornalismo explicativo”, foi que acabou com o ciclo tradicional de
notícias, onde ela acontecia, o repórter ia ao local, criava sua matéria,
levava para a redação, onde era editado e feito a pauta, passava para o
impresso e depois no outro dia, na mão do leitor.
O
jornalismo explicativo acabou praticamente com isso. Hoje o grande público além
de receber a notícia em minutos do acontecimento, ele pode interagir com o
repórter, tirando suas dúvidas ou aproveitando de alguns “links” que o texto
oferece para ficar informado. Hoje as manchetes não podem ser simples e sim
completas com todos os detalhes, mesmo que seja uma notícia internacional, pois
o leitor tem uma grande máquina nas mãos, que ele pode mudar de direção e
perdê-lo.
Com isso
os grandes jornais andaram demitindo, principalmente nos Estados Unidos, e
contratando editores, mais focados na rede online, para deixar seu leitor cada
vez mais seguro e com todas as informações em dia, sem necessitar de buscar
outros canais digitais.
Essa é a
grande tacada do “Jornalismo Explicativo”, ser de grande responsabilidade com
seu leitor, mostrando resultados positivos e a tendência de sempre inovar para
nunca perder o seu público e sim aumenta-lo.
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